sexta-feira, 24 de abril de 2009

Samba di Beco no Beco do Rato

Há alguns anos atrás meu mano, Lula Matos começou a organizar um rango-samba as terças no Beco do Rato. Na verdade real, varios amigos compraram a ideia; Bananada, João Martins, eu (Jorge André), Mauricio Araujo, Mingo, Edson Cortes, Peterson, Iracema Monteiro, Pipa Vieira, Walmir da Cuíca, Leo Pereira, Baiaco, Juninho Timbau, Wantuir, DiCaprio, Andersom Balbueno, entre outros. O encontro começava na hora do almoço. Lembro-me que a galera levava sempre uma pratinha, para fazer a comida, e algumas pessoas não davam dinheiro, pois pensavam que não era para o rango e sim para bebida rsrsrsrs.

O ambiente era maravilindo. No começo era apenas os amigos, aquela panela natural. Depois vieram os desconhecidos e no final virou febre, ficando cheio demais e perdendo o foco principal, que era cantar sambas inéditos como aqueles do lado B do disco.
Lá passei várias tardes agradáveis, bebendo, comendo, tocando, aprendendo sambas inéditos e fazendo novas amizades. Porém, infelizmente esse rango-samba de terça no Beco acabou e começaram outras histórias.

Nem vou ficar contando quem voltou a fazer o samba as terças, porque tiveram várias formações que sempre, começavam, paravam e assim por diante.
Em 2008, Maurício Araújo, Músico e Produtor Musical, e João Martins, Cantor, Músico, Compositor e futuro popstar rsrsrsrs é verdade, tá querido! vieram novamente com a idéia de marcar um encontro, onde músicos e compositores pudessem se reunir informalmente, para “comer um negócio”, “bebericar” e mostrar suas obras inéditas.

Isso era sempre o que rolava desde a primeira edição, que tinha sambas de qualidade e “músicas “lado B”, que não são cantadas nas noites de finais de semana no Rio de Janeiro, pois os componentes dessa roda de samba, já fazem isso todos os finais de semana pelas noites da lapa, cada um em seus grupos e rodas de samba. Por isso, a escolha das terças-feiras, que teoricamente seria a “folga” da rapaziada.
Aproveito para citar alguns sambistas que já deram moral pra gente lá no Beco: Wanderson Martins, Lula Matos, Carlinhos Sete cordas, Andrezinho Oliveira, Álvaro Santos, Roque Ferreira, DiCaprio, Inácio Rios, Tuninho Gerais, Baiaco, Bananada, Marcelo Correia, Mauro Diniz, Paulão sete cordas, Moacir Luz, Paulinho Bicolor, Wanderlei Monteiro, Noca da Portela, André Rios, André Correia, Adilsom Bispo, Ari Fan, Adalto Magalha, Roque Ferreira, Agrião, Makley Matis, Jorge Alexandre, Peterson entre outros, na moral é muita gente rsrsrsrs melhor parar de escrever senão vou ficar até o final do ano.
Com isso voltaram a organizar a roda de samba no Beco do Rato. O espaço foi aberto pelo Márcio (Proprietário do Beco do Rato), que mais uma vez acreditou no projeto, e, daí surgiu o SAMBA DI BECO, que é hoje um fenômeno estrondoso, que acontece todas as terças - feiras no Beco do Rato.

Hoje em dia a formação é: João Martins, Mauricio Araujo, Luciano Bom Cabelo, Eu (Jorge André), Flavia Uva, Mingo, Pipa Vieira e Pedrinho.

Convido a todos...
Vem sambar...

2 comentários:

Fernanda disse...

oie!!!!

Anônimo disse...

nossa, essa matériam ate me emocionou...beco do rato, como era bom