segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Batuqueiros da Lapa - Novo Projeto

Músicos residentes e frequëntadores do bairro da Lapa juntaram-se para fazer uma releitura dos clássicos do samba desde o inicio do século passado até os dias atuais. Reunem instrumentos surgidos nas primeiras rodas de samba até os apresentados no Cacique de Ramos que são utilizados nas rodas de hoje.
A proposta do grupo é reafirmar o samba como Patrimônio Histórico Cultural e participar de sua revalorização através das raízes. Mostrar que a roda de samba e comunhão, é integração, é emoção, são os partideiros improvisando alegria, os batuqueiros repicando em harmonia, as pastoras entoando uma melodia numa perfeita sintonia.
O samba é a nossa maior expressão cultural, mas sem a roda seria apenas música.



Lapa de todos os tempos

O projeto é formado por artistas populares, músicos, compositores e cantores, cuja a proposta é priorizar a cultura popular do Rio de Janeiro, especialmente aquela produzuda ou inspirada pela boemia carioca presente no bairro da Lapa.

A Lapa

Conhecida como berço da boemia carioca, escolhida como lugar preferencial dos amantes da vida noturna, em 1950, era conhecida como Montmartre Carioca, equiparando assim ao famoso bairro da boemia parisiense. Com essa herança a Lapa é o local privelegiado de memoráveis encontros e fonte para intelectuais, artistas e politicos. A diversidade cultural está presente em uma miríade de grupos artísticos tais como os de samba, de forró, do choro, ou seja, o melhor da Música Popular Brasileira.

O Samba

O samba, desde o seu nascimento, vem ocupando um papel relevante em nossa história. Por um lado, apresenta-se como um elemento de expressão de identidade não só carioca, mas também nacional. Por outro lado, desde a sua afirmação como tal, a partir dos anos de 1920, tem se tornado um elemento relevante na crítica dso custumes por parte de seus mais expressivos expoentes.

Nenhum comentário: