segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Baixada Zumbi - Homenagem ao Luiz Carlos da Vila

Participei do projeto “Baixada Zumbi – Tributo a Luiz Carlos da Vila, aonde cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o evento. Esse show aconteceu no dia (19/11) em Nova Iguaçu.

LUIZ CARLOS DA VILA, O POETA DO SAMBA

No dia 21 de julho de 1949, nascia no bairro carioca de Ramos, Luiz Carlos Baptista. Estudou acordeon e violão, mas teve que interromper as aulas por conseqüência do desemprego de seu pai. O nome artístico "da Vila" foi adotado em 1977 após sua entrada para a ala de compositores da escola de Samba Unidos de Vila Isabel, pois morava na Vila da Penha, no subúrbio carioca. Era sempre visto nos pagodes do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, onde tocava e apresentava seus sambas desde 1978.
Sua primeira música gravada foi "Graças ao Mundo", interpretada pelo conjunto Nosso Samba, ainda na década de 70. Daí em diante teve composições suas gravadas por grandes nomes do Samba e da MPB, alguns como Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Jair Rodrigues, Nara Leão, Simone e Martinho da Vila. Compunha músicas em parcerias com Candeia, Acyr Marques e Arlindo Cruz, Sombra e Sombrinha, Mauro Diniz, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Moacyr Luz e Wilson das Neves. É um dos compositores do samba-enredo Kizomba - A festa da Raça que deu o primeiro título de campeã à escola de Vila Isabel, em 1988.

O Brasil inteiro cantou sua música "Por Um Dia de Graça" na campanha das Diretas Já. Ficou conhecido como o Poeta do Samba, por composições como "O show tem que continuar", "Doce Refúgio" e "O Sonho Não Acabou".Dono de refinada poesia e de uma carreira marcada por sucessos – como o samba de enredo que deu à Unidos de Vila Isabel o seu primeiro título, “Kizomba – A festa da raça”, em 1988, “O show tem que continuar” (parceria com Arlindo Cruz e Sombrinha), a premiada “Além da razão” (com Sombra e Sombrinha, gravada por Beth Carvalho), “Por um dia de graça”, eternizada por Simone, “Doce refúgio” e “Então leva” (indicada ao Prêmio TIM 2009 como melhor canção na voz de Zeca Pagodinho) – o “poeta do samba” se dedicava aos projetos educativos com a mesma intensidade com que escrevia suas músicas.

Faleceu no dia 20 de outubro de 2008, aos 59 anos, lutando contra um câncer no intestino.
Mas o show tem que continuar...
Além de reverenciar o compositor falecido em 2008, o evento contou com a nata do samba nacional e atrações locais que celebraram o Dia Nacional da Consciência Negra.
Grandes nomes do samba como, Sombrinha, Grupo Fundo de Quintal, Dudu Nobre, Martinália, Marcelo D2, Grupo Galocantô, Cláudio Jorge, Dorina, Mauro Diniz, Moyseis Marques, Moacyr Luz e Luiza Dionísio, e levaram o público ao delírio.

O show fez parte do calendário das comemorações da IV Semana da Consciência Negra, organizada pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), que se estende até o dia 30 de novembro, com o patrocínio da Petrobras, e apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Contou também com Direção Artística luxuosíssima de Túlio Feliciano e Direção Musical do Maestro Ivan Paulo do qual tive o privilégio de trabalhar com ele pela primeira vez, ta queridos!
Mais um grande passo dado!
O Grupo Galocantô deu o pontapé inicial no Show “Baixada Zumbi/Tributo a Luiz Carlos da Vila” com o sucesso marcante do compositor “Fogueira da Paixão”. Depois Romance dos Astros, Um samba pra Lili entre outras.

Todos os artistas foram acompanhados pelo grupo, que na seqüência recebeu no lindo palco tipo concha, os sambistas Moacyr Luz e Mauro Diniz, com “Benza, Deus”, e “O meu lugar”. Mauro Diniz ainda permaneceu para realizar um lindo dueto com Dorina, em “Suburbanistas” e “Candeias”.Foi à primeira vez que toquei na celebração do Dia da Consciência Negra e essa nunca mais vou esquecer, ainda, mas homenageando o grande Luiz Carlos da Vila de quem tive o privilegio de acompanhá-lo varias vezes.

Marcelo D2 e Martánália também sacudiram o público com seus sucessos, e claro, com as composições de Luiz Carlos da Vila.O Grupo Fundo de Quintal foi um capítulo a parte. Com muitas músicas compostas pelo Poeta do Samba, o grupo criado no Cacique de Ramos, e com uma vasta coleção de sucessos brilhou para delírio do público com as sempre belas, “O show tem que continuar”, “Doce Refúgio”, e um pot-pourri de sambas antigos.

“O show terminou com todos os artistas no palco sob o comando do Grupo Galocantô cantando “Valeu, Zumbi”, fechando com chave de ouro a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra”.

2 comentários:

Fabiana disse...

Que orgulho! Parabéns, Dedé!

Luciano Corsa disse...

Fala André!!

Aqui é o Luciano Corsa amigo do pessoal do Galocantô de SP.

Trocamos umas idéias em Campinas no show da Casa Rio...

Quando Puder de uma olhada no meu blog também,irmão.
Luciano Corsa.