terça-feira, 17 de março de 2009

Bloco Batuqueiros

HINO DOS BATUQUEIROS
(JOÃO MARTINS / INÁCIO RIOS)

CANDEIA ABENÇÕA OS BATUQUEIROS
QUE TÊM O SAMBA COMO BANDEIRA MAIOR
É RESISTÊNCIA E FÉ
EMANA AXÉ
A BATUCADA ABRE A PORTA DOS QUILOMBOS
QUEM VEM DE LÁ
É NOSSA GENTE
LINHA DE FRENTE
PRA CANTAR CONTRA A DEMANDA
DE ARUANDA REGE A LUZ DOS ANCENTRAIS
PRA SAUDAR O BATUQUEIRO
E O SAMBA QUE SÓ ELE FAZ
LA LA LAIA
OOOOO
MOSTRA O TEU ORGULHO PARA O MUNDO
Ê BATUQUEIRO, É LUTADOR!
Estava chegando o carnaval de 2009 e não sabia o que fazer. Desfilar em alguma escola de samba, viajar ou se ficava curtindo os blocos aqui mesmo no Rio. Foi daí que um dia, fui tocar no Beco do Rato na Lapa e pensei: "Bem que poderíamos ter um bloco, lembrando os antigos carnavais". Hoje em dia, fico muito feliz em ver o carnaval de rua voltar a ser como era. Claro que não curti essa época, mas escutei muitas histórias dos meus familiares sobre esse tempo. Desfilei no Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá, com apenas quatro ou cinco anos. Nem adianta falar que é caô meu, vou fazer tipo Jô Soares: tenho foto, que inclusive, já me mostra com um pandeiro na mão, ‘tá querido’!
Como sou, músico, percussionista, ritmista, sambeiro e batuqueiro, pensei usar outra instrumentação, elementos antigos e novos, entre eles tamborim com baqueta de madeira, agogô, prato e faca, tantan, frigideira, caixa, reco reco de madeira, pandeiro, surdo, repique e as harmonias de outro instrumento de percussão com cordas, o banjo.
Como todo mundo já sabe, já existia um grupo chamado Batuqueiros da Lapa e a partir desse nome foi que surgiram todas as ideias de nomes para o Bloco.
Bloco Batuqueiros da Lapa, Os Batuqueiros, Us Batuqueiros e, finalmente, o escolhido: Bloco Batuqueiros.

Falei com vários amigos músicos que estavam no Beco nesse dia, como: Lula Matos, Edson Cortes, Paulinho Bicolor, Makley Matos, João Martins, Mauricio Araújo, Marcelo Amaro, Baiaco, Bom Cabelo, Inácio Rios, Ari Fan, Pipa Vieira, Pedrinho, Mingo, Renatinho da Rocinha, Jorge Alexandre, Bernardo Carvalho, Junior Oliveira, Luiz Henrique, Humbertinho, André Correia, Bruno Vem no Pai, Fabão, Biro Carvalho, Anderson Balbueno, Marcelo Correia, Fábio Bananada, André Orelha, Daniel Felix, Coelho, Wantuir, Walmir da Cuíca, Bruno Sales, Marcio Wanderlei, Tha-Tha-Tha, Álvaro Santos, Didio, Vinicius Feijão, Peterson, entre outros.
Aconteceu um fato engraçado que não posso deixar de registrar, que um certo "amigo" MÚSICO, disse: que não faria parte do Bloco, pois não era BATUQUEIRO e sim MÚSICO rsrsrsrs alow, hein bateria!
Vale lembrar que não estou me referindo ao meu grande amigo Nicolas, que aparece na foto acima ao meu lado.
Mano saudades de você, salve argentina, tem gringo no samba e mandando bem.
Como estão vendo o Bloco Batuqueiros foi idealizado por músicos de diferentes gerações do samba, a fim de difundir este gênero da cultura, tão popular no Rio de Janeiro.

O objetivo é utilizar o samba como um importante agente de conscientização, educação, diversão, denúncia e sensibilização, tanto individual quanto coletiva.

O Repertório do Bloco faz um passeio pelas vertentes do samba, interpretando sambas enredos, sambas de terreiro, samba de partido alto e samba de quadra.
Neste trabalho, o samba serve como a ferramenta de base para compreensão e valorização da cultura popular.

Em suas letras encontram-se um conjunto de elementos culturais que caracterizam parte significativa da população brasileira e o seu ritmo, como o batuque expressando o jeito de ser do povo.
Apesar do Brasil ser um país jovem, diante de culturas milenares que abrange a diversas partes do mundo e, ainda assim, não ser reconhecida como uma potência em tecnologia e ciência, sua cultura está cada vez mais sendo reconhecida por outros países, e o samba aparece como o principal símbolo cultural do nosso país.

Neste ano de 2009 realizamos o nosso primeiro desfile.
Até 2010, salve o BATUQUEIRO.
Pode esperar, ano que vem tem mais...

2 comentários:

Anônimo disse...

Fui ao bloco esse ano de 2009 e adorei, espero que ano que vem, vocês continuem com esse projeto.
Parabéns para o Bloco Batuqueiro.

Alexandre

Danielle Cunha disse...

Poxaaaaaaaaa nem me falaram nada!!! Perdi esse hein!! Mas ano que vem tô lá!!! Beijossssssss