sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Encontro com o Samba - Quinta do Parque

Compositor e cantor do primeiro escalão do samba carioca. Marquinhos Diniz é um bamba geneticamente forte, pois é filho de Monarco, irmão mais novo de Mauro Diniz e tio de Juliana Diniz.

Compôs para Zeca Pagodinho: Caviar, Parabólica, Mary Lú, Conflito, Dona Esponja, Dona Encrenca, Preservanção das raízes, Comunidade Carente e Sururu na Feira.

Grandes intérpretes gravaram seus sambas, dentre eles: Almir Guineto, Dudu Nobre, Reinaldo, Arlindo Cruz, Toque de Prima, Galocantô, Royce do Cavaco, Selma Rios, Grupo Sambalanço, Grupo Sob Medida, Quintal do Pagodinho, Gabrielzinho de Irajá, Bezerra da Silva e Trio Calafrio do qual faz parte com Luiz Grande e Barberinho do Jacarezinho e ainda gravou com seu irmão, Mauro Diniz, um pout-porri no CD Apoteose do Samba.

Foi citado por Zeca Pagodinho - em entrevista ao Jornal O Globo em julho de 2008 - na lista dos dez maiores compositores de samba dos últimos tempos.
Marcos Diniz também foi campeão de samba enredo na Escola Unidos do Jacarezinho e nos blocos carnavalescos Rosa de Ouro e Unidos de Oswaldo Cruz.

Atuou em programas de diversar emissoras, como: Domingão do Faustão, Jô Soares, Ratinho, Jorge Perlingeiro, e fez shows em diversas casas: Canecão, Teatro Rival, Teatro João Caetano, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Munical de Niteroí, entre outros.
Atualmente comanda a roda de samba quinzenalmente na Quinta do Parque em Niteroí.


O nome Mulato Velho veio de um prato feito com um bagre salgado e que era servido nas rodas de samba da Dona Vicentina.

O grupo surgiu a aproximadamente três anos, exatamente em torno de uma mesa, tocando, contando, comungando o prazer da companhia, fazendo despertar os sentidos, celebrando a vida, no que ela tem de melhor. Tem como essência o samba, símbola da nossa cultura.

O Grupo Mulato Velho tem a preocupação com o sentimento da música. O jeito de executar os instrumentos, a preocupação com a sonoridade e o respeito com a época com que a música foi composta.

Para o Mulato Velho a música não é apenas um conjunto de sons e ritmos, mas uma identidade da cultura de um povo. Um povo que demonstra do sofrimento à alegria no seu estilo musical. Estou falando do movimento musical mas rico do mundo, a Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário: